Novidades

Por que a sua empresa deveria começar a pensar em outsourcing

Outsourcing Hiring Outsource Recruitment Skills Concept



Empresários e gestores concordam que uma gestão com foco em produtividade é essencial para garantir a competitividade de qualquer empresa, principalmente diante de um mercado cada vez mais exigente. Por isso, é fundamental atuar na otimização de processos e na redução de despesas. Nesse sentido, a terceirização de serviços passa a ser uma alternativa eficaz, permitindo mais agilidade, qualidade e especialização nas tarefas previstas em contrato. Seja para iniciar um projeto, ampliar os negócios ou automatizar rotinas, o outsourcing pode ser entendido como a profissionalização de tarefas importantes e estratégicas.

O outsourcing de TI acontece com a terceirização da gestão e dos controles dos sistemas de tecnologia da informação da empresa e é bastante útil, principalmente para operações de grande complexidade, com diversas integrações.

A terceirização de serviços, quando bem estruturada, é capaz impactar diretamente na produtividade e nos resultados gerais.

Os principais benefícios do outsourcing de TI

O outsourcing de TI deve ter a intenção de tornar os processos internos mais eficientes, por meio de soluções tecnológicas adequadas às caraterísticas do negócio. Confira agora as principais vantagens trazidas pela terceirização dos serviços de TI:

1. Manter o foco no core business e na estratégia corporativa

O primeiro benefício trazido pelo outsourcing de TI é a possibilidade de manter empresários e gestores focados no core business, ou seja, dedicados à empresa e às metas a serem alcançadas. Dessa forma, é possível direcionar esforços e recursos para a busca de novas oportunidades, para pesquisa e desenvolvimento de produtos e para reforçar o relacionamento com os clientes.

2. Contar com equipes especializadas

Com a terceirização, é possível contar com equipes especializadas e altamente capacitadas, com know-how diferenciado e conhecimentos técnicos específicos, capazes de realizar as atividades e conduzir projetos com excelência. Em muitas situações, o outsourcing pode ser considerado uma profissionalização das tarefas.

3. Definir parcerias estratégicas

O outsourcing de TI possibilita, ainda, a definição de parcerias estratégicas com o fornecedor, que detém conhecimento e vivência de mercado, sendo capaz de agregar valor e apoiar verdadeiramente a gestão.

4. Reduzir custos operacionais

A folha de pagamento é sempre uma grande despesa para as empresas, devido, principalmente, aos encargos trabalhistas previstos na legislação brasileira. Por isso, é preciso avaliar com cuidado a contratação de novos profissionais. Então, é importante considerar que a terceirização apresenta uma relação custo-benefício positiva, colaborando para o equilíbrio financeiro do negócio. Além disso, há uma economia com processos seletivos e treinamento de colaboradores, já que a operação passa a ser conduzida por uma empresa especializada.

5. Racionalizar os investimentos

Com a terceirização, a empresa pode racionalizar os seus investimentos, dedicando os valores disponíveis a projetos mais relevantes para o negócio. Isso é possível, pois as assessorias investem constantemente na aquisição de novas tecnologias e na qualificação para suas equipes, garantindo a qualidade dos serviços prestados.

6. Gerenciar o tempo de equipes e gestores

O outsourcing de TI propicia um gerenciamento mais eficiente do tempo de equipes e gestores, já que algumas atividades passam a ser realizadas pelo fornecedor. Essa transferência colabora também para a redução da sobrecarga de trabalho e para a potencialização do capital humano. Assim, as equipes podem ser direcionadas a tarefas vinculadas ao core business, como análises e estudos gerenciais, que colaboram principalmente para o processo de tomada de decisão.

7. Planejar o crescimento da empresa

Todos esses fatores, criam uma condição favorável para o crescimento da empresa, pois com uma gestão focada no core business, redução de custos, processos internos otimizados e parcerias estratégicas, é mais fácil planejar ações para a expansão do negócio.

Quer saber mais sobre o outsourcing de TI? Entre em contato com a Settimares e conheça todos os serviços para a sua empresa!



04/03/16 - 2020 visitas

VOLTAR